Postado em: 18/10/2016 às 12h05
MOSTRA NÃO COMPETITIVA - HISTÓRIAS DO CINEMA BRASILEIRO
Alisson Rocha

Mostra não competitiva

Histórias do Cinema Brasileiro

Cineclube Universidade Estadual do Piauí – UESPI

Sempre ás 14h

 

Dia 17/11

Soberano

São Paulo

2005, 15’,Doc,Diretor: Kiko Mollica e Ana Paula

Sinopse: Reminiscências resgatam a trajetória do bar soberano, símbolo da intensa e espontânea produção cinematográfica da Boca do Lixo.

 

Candeias: da boca para fora

São Paulo

2002,17’,Doc, Diretor:Celso Gonçalves

Sinopse: Retrato de um dos mestres do cinema marginal,cuja importância é destacada por depoimentos de diretores e críticos com Carlos Reichenbach, Jairo Ferreira entre outros.Documentário sobre obra e o estilo de um dos cineastas mais invetivos do Brasil, Ozualdo Candeias,genuinamente um cineasta do povo.

 

Boca aberta

São Paulo

1984,20’,Doc,Diretor:Rubens Xavier

Sinopse: A rotina de atores e produtores ligados a produção de filmes de apelo mais populares e que foram responsáveis pela produção das comedias eróticas das décadas de 60 e 70.

 

18/11

O homem do Morcego

Rio de Janeiro

1980, 17’,Doc,Diretor:Ruy solberg

Sinopse: Documentário sobre Mario Peixoto, um pioneiro do cinema brasileiro, diretor do clássico Limite, de 1930 na época Limite foi visto na Europa e segundo seu realizador, recebeu grandes elogios de pessoas como Eisentein e Orson Welles. Após raras exibições nos anos 30 o filme ficou muitos anos em ser visto, assim como o diretor que se retirou para a praia do Morcego.

 

Roberto

São Paulo

!994,17’Doc, Diretor: Amilcar M.Claro

Sinopse: Um olhar sobre a vida e a obra de Roberto Santos, cineasta fundamental, autor de filmes antológicos como O grande momento e a Hora e vez de Augusto Matraga, e cuja trajetória de realizador se misturou e se confundiu com a própria história do moderno cinema paulista.

 

 

Cine Holiúdy- O astistas contra o caba do mal

Ceará

2004,15’,Ficção, Diretor: Halder Gomes

Sinopse: Francisglleyddisson é o proprietário do Cine Holiúde, um modesto cinema no interior do Ceará nos anos 70. O projetor tem um defeito súbito, mas ele consegue resolver de forma criativa e inusitada.

 

19/11

Que filme tu vai fazer?

São Paulo

1992,45’,Doc/Fic,Diretor: Denoy de Oliveira

Sinopse: Num cemitério, um cineasta contempla as lápides da Embrafilme e da reserva de mercado. O cineasta segue seu caminho, entrevistando o público e outros cineastas que falam de seus sonhos e projetos. um painel vai  sendo desenhado sob o rancor e deboche de um personagem simbólico, o Jack da MPA (Motiom Pictures Association).

A hora vagabunda

Minas Gerais

1998,16’,Ficção,Diretor:Rafael Conde

Sinopse: Um dia na vida de jovem  cineasta em conflito com sua arte.Ele sabe que os obstáculos para realiza-las são muitos e que a cidade é apenas um deles.Mas ele não vai desistir sem pelo menos se insubordinar...

 


Comentar pelo facebook:
/ Outras matérias relacionadas:
  •    Av. PI 05, 2747 Bairro Santa Rita  

    (89) 99419 1989  (89) 99984 5455

  • Encontro Nacional de Cinema e Vídeos dos Sertões - © 2010 / 2017 - All rights.